quinta-feira, 18 de junho de 2009

HOJE TEM CARÍCIAS


Numa estação de trem vazia, um jovem casal discute sobre odores suspeitos. E sobre desgraça e separação. Numa praça igualmente vazia, mãe e filha perguntam-se por que não deram certo. Um asilo seria a opção? Próximos dali, uma velha e um mendigo conversam sobre as migalhas de suas vidas. Sardinhas, frango frito, uma doença fatal, um passado em comum. Na cozinha de casa, papai faz uma salada para a filha que vem visitá-lo. E um peixe insosso. Melhor nem ter vindo. E por aí vai.
Relações humanas incompletas, destroçadas, que nunca foram e nunca serão: eis a matéria prima de "Carícias", do dramaturgo espanhol Sergi Belbel. Por meio de cenas aparentemente sem nexo, o autor trata da precariedade das nossas relações. Os personagens não têm nome. Não precisam. Podemos dar os nomes que quisermos. Podemos dar nossos próprios nomes - porque esses personagens somos nós. É da precariedade das NOSSAS relações que o texto trata. Por mais que isso incomode. E, podem apostar, incomoda. Os diálogos são excepcionais (trata-se de um mestre), de uma aparente banalidade. Só que há uma estranheza no ar, por trás de cada frase, de cada intenção. De uma certa forma, os diálogos são dois monólogos, porque raramente se ouve o que o outro está falando. O que importa é que falemos. Os personagens querem falar, querem ser ouvidos - e não ouvir. Alguma semelhança com nossa realidade, na família, no trabalho, entre amigos?
A direção é do Roberto Alvim. É um craque. Quem conhece seus trabalhos anteriores ("Anátema", "Homem Sem Rumo", "O Quarto", "Comunicação a Uma Academia") certamente não perderá essa. Sua linguagem é minimalista e ao mesmo tempo repleta de signos. Algo entre David Lynch e a novíssima vanguarda do teatro novaiorquino. Na foto acima, ele conversa com o elenco, no saguão do Club Noir. Uma coisa legal do Roberto é saber ouvir. Sua direção é precisa, ele sabe o que quer, a decisão final é sua (afinal, ele é o diretor, oras). Mas sempre escuta. Em tempos como os de hoje, é mais que uma qualidade. É uma marca de caráter.

"CARÍCIAS", de Sergi Belbel. Direção: Roberto Alvim. Quintas, às 21h. De 14/05 a 25/06. Grátis. Retirar entrada 1h antes na bilheteria. Club Noir - Rua Augusta, 331, Centro (altura da Rua Caio Prado).

Nenhum comentário: