quinta-feira, 2 de julho de 2009

O ETERNO DESAFIO


"O teatro é sempre um desafio. Tenho muita pena do ator que diz que determinado papel tira de letra, porque isso quer dizer que ele vai se repetir. Qualquer que seja o personagem, você tem que descobrir as características muito específicas dele para que não fique igual ao outro que você fez, porque cada um tem sua característica e sua personalidade." As palavras são do inesquecível Paulo Autran. Vi agora há pouco no blog do meu querido amigo Alberto Guzik. Surrupiei na maior cara-de-pau. Blog tem dessas coisas. É que tem tudo a ver com algumas coisas que venho pensando sobre estar em cena, fazendo um personagem. "Carícias", peça que estamos apresentando todas as quintas, às 21h, no Club Noir (hoje tem!), entrou no seu terceiro mês. Era algo que não esperávamos, pois a ideia inicial era ficar um mês em cartaz. O público gostou. Ficamos mais um mês. O público continuou gostando. E nós fomos ficando. Ultimamente ando relendo Stanislavski, "A Preparação do Ator". É uma espécie de manual do ator. O que ele precisa fazer para representar. Foi escrito há 70 anos, mas, com algumas adaptações, ainda é atualíssimo. Há um trecho que gostaria de destacar: "Os atores, em geral, são criaturas conscienciosas, mas a tensão das temporadas longas, sem supervisão especializada, é um perigo para as suas naturezas emocionais. Os atores confiam no instinto, tanto para criar como para sustentar uma atuação - mas o instinto pode extraviá-los quando a primeira inventividade criadora se amortece pela repetição". Digo isso porque, como contei acima, "Carícias" está entrando em seu terceiro mês de temporada. Estamos em contato com o texto desde fevereiro, portanto há seis meses. O texto é impactante. Mas o é na medida em que nós, do elenco, continuemos lendo-o diariamente, buscando extrair daquelas palavras novas intenções, novas emoções. Só assim não seremos repetitivos na hora de interpretar. Só assim ficaremos imunes ao tal amortecimento da inventividade criadora. Assim falaram Paulo Autran e Constantin Stanislavski. Curioso como as ideias de dois gênios da raça se encontram - mesmo com quase um século de intervalo.

Então, lembrando:
"CARÍCIAS", de Sergi Belbel. Direção: Roberto Alvim. Quintas, às 21h. Até 30/07. Grátis. Retirar entrada 1h antes na bilheteria. Club Noir - Rua Augusta, 331, Centro (altura da Rua Caio Prado).

Na foto acima, com Fernanda Valencio. Na cena, pai e filha tentam se reconciliar. Mas não tem mais jeito. O estrago está feito. É como na vida.

Nenhum comentário: