quarta-feira, 4 de março de 2009

SOCO NA CARA


Na próxima terça, dia 10/03, vou participar da leitura do texto 'Carícias', do dramaturgo espanhol Sergi Belbel. O encontro faz parte do projeto 'Leituras Encenadas de Dramaturgia Contemporânea', da companhia teatral Club Noir - da atriz Juliana Galdino e do diretor e dramaturgo Roberto Alvim. É uma boa oportunidade de conhecer um texto instigante, poderoso, de um dos mais importantes dramaturgos da atualidade. Texto que estamos ensaiando desde fevereiro para montar em fins de maio, no palco do Club Noir, com direção do Roberto e com a Juliana na preparação dos atores.

Preciso falar alguma coisa sobre esse Sergi Belbel. Há mais de um mês estou envolvido com esse texto, 'Carícias'. Lendo, relendo, ensaiando. É um soco na cara. Bem no meio. Por meio de cenas aparentemente sem nexo, o autor trata da precariedade das nossas relações. Marido e mulher, mãe e filha, filho e pai, velho e amante, e por aí vai. Os personagens não têm nome. Não precisam. Podemos dar os nomes que quisermos. Podemos dar nossos próprios nomes - porque esses personagens somos nós. É da precariedade das NOSSAS relações que o texto trata. Por mais que isso incomode. E, podem apostar, incomoda. Os diálogos são excepcionais (trata-se de um mestre), de uma aparente banalidade. Só que há uma estranheza no ar, por trás de cada frase, cada intenção. De uma certa forma, os diálogos são dois monólogos, porque raramente se ouve o que o outro está falando. O que importa é que falemos. Os personagens querem falar, querem ser ouvidos - e não ouvir. Alguma semelhança com nossa realidade, na família, no trabalho, entre amigos? Mas não vou ficar contando a peça. Melhor é assistir. Mas vão preparados, com estômago. Aviso de amigo.

O flyer com a programação completa está aí em cima, abrindo o post. Há outras leituras também, de outros textos, sempre às terças e quintas. O Club Noir fica na Rua Augusta, 331, quase esquina com a Rua Caio Prado. É no chamado "Baixo Augusta", onde as coisas acontecem ultimamente.

Nenhum comentário: